Veja como fazer preparar sua reserva de emergência
Porque se preocupar com isso?
- – é bom para que as contas não saiam do controle
- – fica mais fácil decidir se compras maiores são possíveis
- – torna possível calcular a quantidade de dinheiro que se deve colocar na sua reserva de emergência
Comece com o Cálculo de Custo Vida – é quanto vc e seus dependentes precisam para passar 1 mês, pode ser substituído por: Qual é o mínimo que vc precisa ganhar para se sustentar?
Se não souber, vale a pena parar e calcular. Separe por tópicos e anote quanto custa cada coisa( não precisa ser exato para não tomar muito tempo, mas não pode ser um chute muito ruim).
Calcule seu custo pelas Tipos:
- Casa(aluguel, agua, luz, gás, internet, assinaturas em geral, manutenção, etc..)
- Transporte – passagens, ipva, seguro, gasolina, manutenção, etc…
- Alimentação
- Saúde- plano de saúde, gastos em farmácia, etc…
- Lazer – outras coisas que não são essenciais, mas são importantes.
Some tudo e esse será o seu custo de vida. E com sorte será menor que seu salário. Caso não seja, para tudo e revise pois está no caminho da dívida.
Vamos a um exemplo bem simplificado:
- Casa: 2500
- Trasnporte:1000
- Alimentacao:1500
- Saude:1000
- Lazer:1000
Assim seu Custo de Vida é de 7000 reais.
É importante guardar o suficiente para que possa passar alguns meses sem outra fonte de renda.
“Ah, mas não vou precisar, eu sei cuidar das minhas finanças”. Nunca se sabe, em caso de desemprego, doença, acidente, ou familiar em necessidade. No melhor dos casos vai utilizar para pagar algo a vista com desconto no futuro. Pense! esse dinheiro não vai ficar parado também, ele so tem que ficar com liquidez para que vc possa sacar a qualquer momento.
O usual é que se tenha 6 meses de custo de vida na reserva de emergência, mas acho que uma pessoa com constas previsíveis pode iniciar com 3 meses e ir aumentando até 6 aos poucos ao mesmo tempo que vai investindo em outras coisas. Digo isso pois acumular 6 meses pode ser bastante demorado e desanimador. Então foque em obter 3 meses e depois vá aos pouquinhos aumentando pra chegar nos 6.
No nosso exemplo, para 3 meses, é necessário reservar 21 mil reais. Talvez vc precise de mais ou de menos, cada pessoa tem sua realidade pois depende de onde mora, que fase da vida está, tamanho de família etc.
Mas faltou dizer onde colocar esses dinheiro… põe embaixo do colchao?? Eu acho que o melhor lugar é o tesouro direto selic, mas pode ser um pouco difícil pra quem ta começando, então busque aquele investimento atrelado ao CDI que seu banco oferece, tem vários bancos que oferecem 100%CDI ou mais de rendimento e ja esta bom. Lembre que vc precisa de liquidez diária, não adianta colocar em um investimento de 200%CDI e só poder sacar daqui a 5 anos. Esse tipo de investimento é pra um proximo passo na sua carreira de investidor, agora é hora de focar no básico e com liquidez. Já vai ser um grande avanço aprender a montar a sua reserva.
E veja que quando vc conseguir, vc vai ter muito mais confiança pra fazer coisas mais arriscadas sabendo que tem aquele colchão fofinho pra caso vc caia das suas peripécias financeiras 😀